Unir conhecimentos, projetos e experiências para levar às comunidades a possibilidade de serem transformadas através do empreendedorismo. Assim é o trabalho da agência de fomento Besouro, sem fins lucrativos. Pautados na metodologia By Necessity, que ensina a tirar um negócio do papel com baixo ou zero custo, a instituição tem alcançado a vida de pessoas de todo o Brasil e de outros países estimulando a formalização de novos empreendimentos.
Só através da metodologia By Necessity, de acordo com dados fornecidos no site da Agência Besouro, já são mais de 150 mil pessoas capacitadas, com 70% de conversão de aluno para empreendedor (ver imagem abaixo). “Priorizar práticas inovadoras e de inserção ao universo da tecnologia, respeitar as pluralidades sociais, valorizar o empírico de cada ser humano, proporcionar a independência e a sustentabilidade dos ecossistemas gerados a partir da Besouro”, são os valores da agência.
Uma das parcerias realizadas pela Besouro é a “Gerdau Transforma”, que tem objetivo de fazer a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo. “Em cinco anos já foram mais de 30 mil pessoas impactadas pelo projeto Gerdau Transforma. Realizado em parceria com o Instituto Gerdau, o programa chegou a sua quinta edição em 2023, com 30 turmas concluídas e 1.477 alunos formados”, afirma a agência em suas redes sociais.
![]() |
Foto: divulgação/La Confeitaria |
Uma das alunas beneficiadas com as aulas da parceria é a microempreendedora individual (MEI) Alexandra Santos de Sá, de Sapucaia do Sul (RS). Ela trabalhava na área de manutenção e venda de material elétrico e transformou a vida após ser demitida. “Um ano antes da pandemia acontecer, eu trabalhava no setor administrativo de ar-condicionado e eu fui desligada da empresa. Com frio na barriga e borboletas, resolvi fazer meu MEI após o curso da Gerdau”, relata em depoimento nas redes sociais da Besouro. “A gente aprendeu muito com o curso, depois fomos praticando e colocando todas as perguntas que surgiram na hora, porque elas foram muito bem sanadas”, lembra.
Agora, proprietária da “La Confeitaria”, um ateliê de pão de mel e biscoitos personalizados, deixa o seu recado: “A gente tem que se inspirar em mulheres e pessoas que tiveram sucesso, porque se elas conseguiram a gente também pode conseguir. Eu quero ser referência. A referência de quando tu procura um produto artesanal com sabor, com qualidade, quero ser lembrada por isso. Empreende, sem medo, que vai dar tudo certo”, finaliza. Instagram La Confeitaria: https://www.instagram.com/laconfeitariars/
Comentários
Postar um comentário