Bolos artísticos e sobremesas autorais: Bendita Receita alinha propósito à confeitaria e ganha destaque em Caruaru e região
Com os preparativos para o casamento e cursando a faculdade de Gastronomia, foi assim que Geicy Galindo criou o Bendita Receita, em 2013, com o intuito de ter uma renda extra para arcar com as despesas. Hoje, trabalhando com bolos artísticos para eventos únicos e com sobremesas autorais no delivery, a empresa de confeitaria tem ganhado destaque em Caruaru e região. E, a partir de novos projetos, alçando pessoas em todo Brasil e até em outros países.
"Comecei a trabalhar com brigadeiros e cupcakes por encomendas, vendia muito na faculdade também e anos depois essa produção evoluiu para bolos tipo naked cake. Tudo isso dentro da micro cozinha da minha mãe", recorda Geisy. Em 2017, ela precisou dar uma pausa para viver projetos pessoais. "Mas não teve jeito, o empreendedorismo tinha me fisgado. Então, em 2019, retomei minhas atividades. Desta vez de maneira mais profissional, foi quando retomei meu leque de clientes e no ano de 2020 montei meu primeiro ateliê", destaca a chef confeiteira.
Porém, a pandemia chegou e foi preciso reinventar o formato do negócio. "Eu trabalhava apenas com bolos artísticos (que são, de fato, a minha paixão). Veio a pandemia, as comemorações ficaram em segundo plano para todos, afetando muito a minha área de atuação. Nesse período implementei o sistema delivery, e foi um sucesso tão absurdo que no começo de 2022 não consegui mais dar conta da demanda e nem permanecer no mesmo espaço", reflete.
Mesmo com a exigência de que o delivery trazia, Geicy nunca deixou de trabalhar com os bolos artísticos no novo espaço do Bendita Receita. "Então, comecei a contratar colaboradores e treiná-los para dominar a minha técnica e assim conseguir conciliar dois serviços tão distintos. Hoje minha subchefe (líder de produção) de produção é a responsável pelo delivery e eu estou na parte estratégica da empresa, como também permaneço na produção dos meus amados bolos para eventos únicos", explica.
Além da receita
Tendo um público muito assíduo, "arriscaria dizer até fiéis", brinca a empreendedora, aos risos, Geicy analisa o que faz o diferencial. "Procuro sempre trabalhar com algo novo, mas sempre trazendo, claro, uma sensação de conforto para os meus clientes". Atingindo com sucesso o seu público-alvo, a empreendedora acredita que a qualidade dos produtos (os insumos e as técnicas), e, mais ainda, o padrão para o cliente - que sempre recebe o mesmo produto também são destaque. "Claro que já cometemos erros ao longo desses anos, mas sempre reconhecemos e colocamos o cliente na mais alta prioridade nesses casos", pontua.
Como toda pessoa que se dispõe a empreender, há sempre os desafios, que no caso de Geicy os principais são os processos de gestão. "Trabalhar com doces não é cozinhar, isso é terapia", brinca. "Mas lidar com fornecedores, gestão de pessoas, gestão de delivery, atendimento otimizado, marketing, gestão financeira, contabilidade… e uma infinidade de processos que compõem a empresa. É um desafio muito além da receita. É possível vencê-los com organização e com pessoas! Sem pessoas não construímos algo de valor, então vale a pena investir em pessoas", acrescenta a chef.
Relatos dos clientes
Colecionando elogios nas redes sociais, o Bendita Receita criou um elo com os clientes. Por trás de cada bolo ou sobremesa, uma memória afetiva é despertada nos consumidores, que fazem questão de dar o retorno. "Lembro de um relato que me marcou pra sempre. Certa vez, uma cliente me pediu um cupcake que denomino de 'Dark Caramelo'. Ela pediu esse doce porque ela mesma gosta muito de comê-lo. O filho dela é autista e tem seletividade alimentar, inclusive fazendo terapia para aceitar alguns alimentos. Ele nunca havia comido bolo de festa e de chocolate, até então", detalha a empreendedora.
Então, ao ver a mãe comendo o doce do Bendita Receita, o menino pegou a colher e foi experimentar o cupcake. "Minha cliente reforçou que mesmo o doce com várias texturas, o filho tinha aceitado comer todas elas e isso foi uma vitória. Ela disse que eu levasse aquele fato para toda a vida, e realmente, marcou pra sempre", conta.
Alçando outros voos
Adoçando a vida de clientes já durante esse tempo, o Bendita Receita decidiu investir em novos caminhos a partir de 2023. Ainda em janeiro, foi lançada a aula online “O Pavê de Mainha”, que é uma adaptação da sobremesa que a mãe de Geicy fazia quando era criança e se tornou um verdadeiro sucesso no delivery, sendo um dos doces mais vendidos.
Agora, com o "Curso Bendita Páscoa - Técnicas em Chocolate", Geicy compartilha ainda mais os conhecimentos adquiridos em quase 10 anos na área de confeitaria. Suas alunas, as chamadas “flexas”, são espalhadas em todo Brasil e até em outros países.
Sobre as mudanças que chegam em 2023, a chef confeiteira faz suspense e garante que tudo está alinhado ao seu propósito. “Este ano será uma grande reviravolta na nossa empresa. Eu tenho alguns desejos pessoais que ficaram em segundo plano nesse tempo, imersa na loucura de um delivery, porque por muito tempo fui a pessoa da produção à divulgação, e isso não existe de forma saudável”, comenta.
“Uma estação terá fim neste ano, e outras que sonhei tanto já tiveram começo, como a oportunidade de alcançar vidas com a minha experiência, isso tem sido algo que não tem preço. Para mim, 2023 está sendo marcado como o ano da maturidade profissional, eu finalmente entendi o que quero para o resto da vida e firmarei ainda mais essa essência”, finaliza Geicy Galindo.
*Fotos: divulgação
Bendita Receita
Instagram: https://www.instagram.com/benditareceita/
Site com o curso: https://benditareceita.com/
WhatsApp: (81) 99756-8126
Comentários
Postar um comentário