Pular para o conteúdo principal

Espalhando memórias afetivas a partir da culinária: "Nostro Kit" produz kits personalizados em Caruaru (PE) e celebra o amor nas diversas formas

Partindo da ideia de reinventar-se, muitas iniciativas boas podem surgir. Foi assim que a servidora pública Lidiane Pessoa uniu, há cerca de seis meses, algo que amava - a culinária e seus processos - ao desejo de espalhar o conceito das memórias afetivas. Todo seu conhecimento e vontade então transformaram-se no "Nostro Kit", em Caruaru (PE).

O material produzido pela empreendedora tem uma proposta de criar uma relação com alguma experiência que a cliente ou o cliente teve. "Tanto a culinária afetiva, quanto os kits personalizados têm o intuito de  levar a uma viagem para dentro de nós, fazendo-nos sentir acolhidos e amados por quem quer nos presentar com algo singular e com a nossa cara, nosso jeito", explica Lidiane.

Nas cestinhas ou caixinhas montadas pelo Nostro Kit - que podem vir com antepastos artesanais, cafés ecológicos, pães, bolachinhas e outras delícias - tudo é pensado com muito amor e também para impulsionar uma cadeia produtiva. "Tento ao máximo escolher produtos naturais no preparo dos alimentos, temperos e novos sabores. Enquanto na montagem dos kits, busco valorizar a economia local", detalha Lidiane.



E é assim que surgem os kits personalizados para presentear alguém que se ama: seja para os casais apaixonados, uma mesa no São João, para o lanche de uma tarde especial, e até mesmo para a criançada. Criatividade não falta e poesia também não. "Gosto bastante de colocar poesia nos kits. Acho que nossos dias já são de tantas batalhas, que quando somos afagados com arte, nos seus mais diversos segmentos - música, cinema, leitura... Foi isso que nos manteve sãos durante a pandemia", lembra a empreendedora, reforçando a importância desse pequeno grande detalhe na produção de seu trabalho. Além disso, ao invés de apenas oferecer apenas o alimento, ela pode colocar um vasinho com uma mudinha de planta, uma caneca personalizada, por exemplo. "Algo que fique e lembre quem presenteou".

Há também a linha "Nostra Família", com refeições para quem quer reunir um pouco mais de gente. Os clientes podem escolher pratos que mexem a lembrança de infância, como um rubacão ou sarapatel de galinha. Este último, inclusive, já trouxe pra Lidiane uma experiência que marcou bastante. "Houve um momento singular onde um grande amigo comeu um sarapatel de galinha que faço (detalhe que ele não come frango) e daí lembrou uma farofa que a vozinha dele que faleceu fazia com miúdos de frango, e ele nem sabia dos ingredientes, mas amava pelo simples fato da avó fazer e de ser delicioso. Esse momento me deixou em estado de encantamento", recorda. Outra coisa que a deixa feliz é quando alguém nunca comeu um ingrediente, mas que no antepasto ou prato dela comeu e adorou.

Recentemente o Nostro Kit participou da 1ª edição da Casa Parapiri, em Caruaru, evento de uma casa colaborativa com a proposta de fortalecer a economia local. Os planos de Lidiane para a empresa é expandir ainda mais as conexões. "Além de divulgar essa ideia, seria de me juntar a outras pessoas que fazem tantos outros produtos com um amor singular. Do quanto isso tem impactado as pessoas - coisa tão rara nos dias de hoje. De pensar como você pode fazer intimamente o seu próximo feliz", reflete.

O Nostro Kit trouxe um sentimento diferente para a vida de Lidiane. "Na verdade, na minha vida como funcionária pública, sempre prezei e amei o ofício de servir ao público, atendendo com presteza e carinho. O Nostro Kit me fez alcançar tantas outras vidas e histórias, e isso me preenche de sentimentos e satisfações que o dinheiro nunca poderia comprar. Por isso, meu intuito maior com o Nostro kit seria, além do complemento da renda de uma mãe que quer o melhor para seus filhos, alcançar a vida das pessoas de forma que se eu trouxer um sorriso para a vida delas, já estarei extremamente satisfeita", finaliza.

Contato: (81) 9 9421-2706
*Fotos: acervo pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Madeireira Santa Rosa é referência em Palmares e região há quase 30 anos

Há quase 30 anos, quando a Madeireira Santa Rosa foi fundada em Palmares, na Mata Sul pernambucana, pai e filho vislumbravam ter o próprio negócio. Depois de ter passado por diferentes desafios ao longo desse tempo, hoje o estabelecimento é referência na região na venda de madeira e materiais de construção em geral, como também tem atuado em cidades alagoanas e até mesmo na Região Metropolitana do Recife. Arnaldo Souza Medeiros e Arnaldo Souza Medeiros Júnior já trabalhavam no comércio (na época, há 15 e 12 anos, respectivamente) quando viram que havia chegado a hora de ter o próprio empreendimento. “Em 1995 largamos nossos empregos e começamos a fazer a nossa própria história. Já com uma certa experiência e conhecimento de como funcionava o processo, o que nos encorajou. Mesmo com a perda de meu pai em 2012 e com as dificuldades que esse fato nos trouxe, estamos ainda na luta”, relata o comerciante Arnaldo Júnior, que administra a empresa ao lado da esposa Valdineide Maria. O...

Sorvete afetivo: Nuvem inaugura novo espaço em Palmares

Um sorvete artesanal, leve, divertido e afetivo: assim nasceu a Nuvem, no ano de 2022. Inicialmente com a proposta de estar presente nos eventos, nas mais diversas comemorações, a marca logo ganhou um espaço especial no escritório de fotografia Allê Herculano para atender a clientes. Agora, um novo lugar irá acolher quem ama a sobremesa. Depois de muito sonhar e de muito, muito estudo, resolvemos montar um ambiente novo com muitas opções deliciosas da Nuvem e todo nosso amor. Certeza, que seremos muito felizes juntos”, declara Gi Albuquerque, uma das responsáveis pela empresa.  Escolher cada cada detalhe da Nuvem foi um trabalho com muita dedicação e gratificante. “A melhor parte foi experimentar todos os sorvetes. Fomos visitar as sorveterias mais conceituadas do país. Tudo isso para montar a nossa própria sorveteria. Experimentamos, analisamos, estudamos e montamos o nosso próprio conceito. Que bom que podemos sonhar e que Deus nos ajuda a realizar. Tô muito feliz e emocionada, d...

Chácara Recanto de Maria: espaço de tranquilidade e paz para o cuidado com si mesmo

Um lugar onde cada pessoa possa encontrar seu silêncio, cuidar de seu interior, e ainda buscar Deus em suas orações: essa é a proposta da Chácara Recanto de Maria, localizada na zona rural de Riacho das Almas, Agreste pernambucano.  Inicialmente um espaço da família da servidora pública Maria do Carmo Andrade, hoje a Chácara Recanto de Maria faz parte de um projeto maior. “A partir do momento que a gente começou a participar do movimento das equipes de Nossa Senhora, houve um chamado para a gente servir ao movimento. Como a gente ficava responsável por um quantitativo grande de casais na região, no setor de Caruaru e outras cidades, percebi a dificuldade das pessoas fazerem retiro por falta de espaço e muito pelas condições financeiras”, explicam os empreendedores Maria do Carmo e Paulo Pereira.  Foi aí que surgiu o desejo de unir o espaço - que já era favorável pela localização - de construir um espaço simples e acolhedor para esses retiros. “Aqui já temos uma paisagem que no...